segunda-feira, 19 de março de 2012

CARTA A COMUNIDADE


 Escola Estadual “Donato Werneck de Freitas”
Decreto 24.363 de 22 de março de 1985.
Rua Alcides de Souza, nº. 112 – CEP 31.810-350.
Tel.: (31) 3436-2839 - B. Minaslândia – BH – MG.

 


CARTA A COMUNIDADE

Estamos iniciando o ensino médio em mais um ano escolar e nós da Escola Estadual Donato Werneck de Freitas nos sentimos na obrigação de informar-lhes algumas mudanças que acontecerão no ensino médio, nesse e nos próximos anos.

Neste ano, o governo do Estado de Minas Gerais, junto a Secretaria de Educação, lançou em apenas 11 escolas do estado o projeto “Reinventando o Ensino Médio”, e seu(sua) filho(a) terá a oportunidade de participar deste projeto, já que uma das escolas escolhidas para este foi a nossa escola.

O projeto tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidades focadas na empregabilidade. Inicialmente, participarão do projeto somente os alunos do 1º ano do ensino médio e, nos próximos anos os alunos do 2º e 3º anos.

A organização curricular desse projeto foi instituída pela Resolução SEE/MG nº 2.030 e entre as mudanças previstas na resolução está a criação de áreas de empregabilidade. Elas serão parte do currículo dos alunos e serão ofertadas em três grandes áreas: Comunicação Aplicada, Tecnologias da Informação e Turismo.

Para que os estudantes possam escolher a área na qual querem se capacitar, a escola promoverá nesta semana, no dia 07/03/2012, para os alunos do 1º ano do ensino médio e para os responsáveis um seminário de introdução ao novo currículo.  Nesse evento, as três áreas e suas possibilidades serão apresentadas aos alunos, que deverão optar por uma delas.

A carga horária também será alterada. O currículo, que antes era composto por 2.500 horas ao longo dos três anos do ensino médio, será composto por 3 mil horas distribuídas nos três anos. Serão 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica. Para o cumprimento da carga horária, no diurno será instituído o sexto horário.

Já no noturno, 500 horas deverão ser organizadas sob a forma de projetos, sendo 300 horas para os Conteúdos Interdisciplinares Aplicados, relacionados aos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), e 200 horas para os Conteúdos Práticos nas áreas de empregabilidade.

A diante neste mesmo portfólio serão apresentadas as três áreas de empregabilidade oferecidas pela escola, leia com seu filho e procure orientá-lo sobre qual área será mais atrativa pensando em um futuro próspero.


Rafaela Augusta da Silva Pereira
Coordenadora do Reinventando o Ensino Médio


Adédison Vaz
Diretor Escolar

Um comentário:

  1. Parabéns para a equipe.Gostaria que enviassem aulas ou sugestões sobre Comunicação na Prática e Redes comunicativas.Iniciei este ano com essa disciplinas.abraços .

    ResponderExcluir