sábado, 24 de março de 2012

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual Donato Werneck de Freitas de Belo Horizonte têm noções de empregabilidade nas salas de aula

Aprender a elaborar portfólios sobre pontos turísticos; a utilizar a linguagem de veículos de comunicação como os jornais e a internet; e a realizar trabalhos de montagem e manutenção de computadores. Tarefas como essas passam a fazer parte do dia-a-dia de estudantes de 11 escolas estaduais da região norte de Belo Horizonte que integram o projeto ‘Reinventado o Ensino Médio’, da Secretaria de Estado de Educação. Na Escola Estadual Donato Werneck de Freitas, por exemplo, os 200 alunos do 1º ano já começaram as aulas com as turmas por área de empregabilidade.

Os estudantes foram organizados em seis turmas, sendo: duas de Tecnologia da Informação, duas de Turismo e duas de Comunicação Aplicada.

Material didático

Como é o primeiro ano do projeto ‘Reinventando o Ensino Médio’, os coordenadores e orientadores do projeto nas 11 escolas da capital, contam com o apoio de tutores da Universidade Federal de Minas Gerais. Um profissional de cada área de empregabilidade atua com sugestões de livros, site e vídeos que podem contribuir com os professores para as discussões em sala de aula.

Além das disciplinas específicas das áreas de empregabilidade, os orientadores de cada área contam com carga horária de 15 horas semanais para dar suporte aos demais professores das turmas que trabalham os Conteúdos Básicos Comuns. O objetivo é que seja desenvolvido um trabalho interdisciplinar em todas as turmas participantes do projeto.

Disciplinas de empregabilidade

No turno da manhã, os alunos participantes do projeto têm aulas de 7 às 12h20. Além das disciplinas dos Conteúdos Básicos Comuns, esses estudantes contam com a oferta de três disciplinas específicas da área de empregabilidade, em um total de cinco aulas por semana. Para os alunos do turno da noite, são ofertadas três aulas das disciplinas de empregabilidade, mais uma carga horária de 60 horas de atividades extracurriculares.

No primeiro ano do ensino médio, entre as disciplinas de empregabilidade do curso de Comunicação Aplicada estão ‘Comunicação e Sociabilidade’ e ‘Mídias e Redes Sociais’. Para a área de Tecnologia da Informação os alunos contam com disciplinas como ‘Computador e Comunicação’ e ‘Jogos e Mídias’. Já os estudantes de Turismo estudam ‘Meio Ambiente e Turismo’, ‘Atratividade Turística’, ‘Impactos do Turismo’, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário