Os estudantes foram organizados em seis turmas,
sendo: duas de Tecnologia da Informação, duas de Turismo e duas de Comunicação
Aplicada.
Material didático
Como é o primeiro ano do projeto ‘Reinventando o
Ensino Médio’, os coordenadores e orientadores do projeto nas 11 escolas da
capital, contam com o apoio de tutores da Universidade Federal de Minas Gerais.
Um profissional de cada área de empregabilidade atua com sugestões de livros,
site e vídeos que podem contribuir com os professores para as discussões em
sala de aula.
Além das disciplinas específicas das áreas de
empregabilidade, os orientadores de cada área contam com carga horária de 15
horas semanais para dar suporte aos demais professores das turmas que trabalham
os Conteúdos Básicos Comuns. O objetivo é que seja desenvolvido um trabalho
interdisciplinar em todas as turmas participantes do projeto.
Disciplinas de empregabilidade
No turno da manhã, os alunos participantes do
projeto têm aulas de 7 às 12h20. Além das disciplinas dos Conteúdos Básicos
Comuns, esses estudantes contam com a oferta de três disciplinas específicas da
área de empregabilidade, em um total de cinco aulas por semana. Para os alunos
do turno da noite, são ofertadas três aulas das disciplinas de empregabilidade,
mais uma carga horária de 60 horas de atividades extracurriculares.
No primeiro ano do ensino médio, entre as
disciplinas de empregabilidade do curso de Comunicação Aplicada estão
‘Comunicação e Sociabilidade’ e ‘Mídias e Redes Sociais’. Para a área de
Tecnologia da Informação os alunos contam com disciplinas como ‘Computador e
Comunicação’ e ‘Jogos e Mídias’. Já os estudantes de Turismo estudam ‘Meio
Ambiente e Turismo’, ‘Atratividade Turística’, ‘Impactos do Turismo’, entre
outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário