terça-feira, 20 de março de 2012

Projeto Reinventando Ensino Médio

           A iniciativa é voltada para os alunos do ensino médio e tem entre seus objetivos tornar o currículo mais completo e atrativo, além de gerar competências e habilidade focadas na empregabilidade. Inicialmente, participarão do projeto cerca de três mil alunos do 1º ano do ensino médio.
          A organização curricular do projeto foi instituída pela Resolução SEE nº 2.030. Entre as mudanças previstas na resolução está a criação de áreas de empregabilidade. Elas serão parte do currículo dos alunos e serão ofertadas em três grandes áreas: Comunicação Aplicada, Tecnologias da Informação e Turismo.
          A carga horária também será alterada. O currículo, que antes era composto por 2.500 horas ao longo dos três anos do ensino médio, será composto por 3 mil horas distribuídas nos três anos. Serão 2.500 horas de formação geral e 500 horas de formação específica. Para o cumprimento da carga horária, no diurno será instituído o sexto horário.
          Já no noturno, 500 horas deverão ser organizadas sob a forma de projeto, sendo 300 horas para os Conteúdos Interdisciplinares Aplicados, relacionados aos Conteúdos Básicos Comuns (CBCs), e 200 horas para os Conteúdos Práticos nas áreas de empregabilidade.
        As mudanças serão implantadas gradativamente, iniciando-se com os alunos matriculados no 1º ano do ensino médio. A implantação do projeto ‘Reinventando o Ensino Médio’ nas demais escolas da rede estadual será progressiva, respeitados os critérios a serem estabelecidos pela Secretaria.

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa da criação do blog, pois assim, vocês poderão compartilhar experiências com as demais escolas que foram contempladas com o projeto. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Neste ano, a SRE Unaí foi contemplada com o Projeto Reinventando o Ensino Médio. Na busca por maiores informações/materiais/atividades encontramos seu blog e gostaríamos de trocar experiências. As nossas escolas optaram pela área de empregabilidade “Comunicação Aplicada, Tecnologia da Informação e Meio Ambiente e Recursos Naturais” e como se trata de um projeto novo, gostaríamos que você nos ajudasse através do envio de relatos, atividades que pudessem ajudar a dar esses primeiros passos. Aguardo retorno.
    Grata,
    NAPEM - NÚCLEO DE APOIO PEDAGÓGICO DO ENSINO MÉDIO
    E-mail: sre.unai.napem@educacao.mg.gov.br
    Superintendência Regional de Ensino - Unaí
    Rua Nossa Senhora do Carmo, 362 - Centro
    Fone: (38)3677-9500 (geral)
    CEP - 38.610-000 - Unaí - MG

    ResponderExcluir